domingo, 30 de agosto de 2009

Lições de uma partida de football


A primeira das lições pode parecer um pouco de ignorância, mas não é. Apenas uma pura e simples constatação. Para um brasileiro como eu, que pouco entende do nosso bom e velho futebol - somente as informações básicas para não ficar perdido na conversa de botequim - , definitivamente não dá para compreender esse tal football (ou football americano). São tantas regras, elementos, contagem de pontos, sem condições. O football canandense ainda tem algumas diferenças em relação ao americano, mudam alguns detalhes na contagem de ponto. Que eu também não consegui identificar muito bem.

Mas existem outros fatores que são de fácil entendimento. Não precisa ser um expert, ou um apaixonado pelo esporte, para notar quais motivos fazem com que a máquina esportiva por aqui funcione muito melhor que a nossa tupiniquim. Essa lição nossos cartolas poderiam aprender.

A partida não é apenas um jogo, mas sim um grande espetáculo. A começar pela entrada dos jogadores, eles são recebidos com festa, música, são astros que entram em campo. Óbvio que o time da casa, o outro, o visitante, não recebe nenhum holofote. Hino cantado ao vivo, por inteiro, nada de gravação pela metade. Tudo é narrado ao vivo, de dentro do campo, para o estádio, e transmitido em um grande telão. A torcida é chamada a participar o tempo todo, com momentos do torcedor, entrega de brindes, momentos que dão brilho ao evento. O que mais chama atenção é o apelo publicitário, a cada parada regulamentar um novo patrocinador tem a marca exposta em ações de merchandising.

O jogo tem um tempo muito superior do que o nosso futebol, são três horas de duração. Mas será que ações desse tipo não tirariam nossos times da “falência” e dariam uma cara mais profissional e empresarial ao nosso esporte paixão nacional?

Outro ponto importante que podemos aprender, não se vê conflitos entre as torcidas, que não são separadas. A rivalidade só é vista em pequenas “provocações” na comemoração dos pontos. Com isso as famílias conseguem ir assistir aos jogos sem preocupação e medo.

Um detalhe, aqui em Vancouver, no Canadá, o principal esporte, o mais popular e mais caro, não é o football, mas sim o hockey no gelo.





































































































































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