quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Festival de Cinema Vancouver 3


O melhor momento de um festival, seja de música, teatro ou cinema, é ser surpreendido por excelentes montagens e interpretações. Sem dúvida, a cada dia, isso tem acontecido no Festival Internacional de Cinema de Vancouver. A todo momento uma nova e grata surpresa.


É sempre uma difícil missão para quem gosta de cinema a escolha do que assistir. Como critério optei por dar prioridade a alguns filmes canadense, numa tentativa de entender um pouco mais a cultura desse país. Por sinal, Vancouver é a terceira maior indústria cinematográfica da América do Norte atrás apenas de Nova York e Hollywood.


Dessa vez escolhi o nada conhecido At Home By Myself... With you. Nada conhecido pelo fato de que o filme só ficou pronto há poucos dias. Esta foi a première da produção, com direito a diretor, atriz principal, roteirista e boa parte da equipe na sala de exibição.


O filme conta a história de Romy Scott, um jovem mulher que tem medo de lagostas, abrir caixas, beijar e de tempestadas, mas o maior deles é o de sair de casa. Todas as vezes em que ela experimentou ir alguma coisa ruim aconteceu. Sendo assim, ela vive sozinha no próprio apartamento sem sair dele para nada Para isso, ela adaptou completamente a vida com a intenção de nunca mais precisar ir além da própria porta. Um trauma difícil de ser superado. A salvação para a vida da jovem é o novo vizinho. A partir desse encontro, nada convencional, ela vai em busca de tentar superar os pânicos acumulados desde a infância.

Para contar o início das fobias o diretor optou por utilizar animação. De forma lúdica e extremamente criativa, ele conta de um jeito bem divertido as mazelas que levaram a então menina ao isolamento.


O que tinha tudo para ser um filme monótono, afinal tudo acontece dentro de um apartamento, se transforma numa deliciosa comédia romântica. Tenho certeza que não me arrependi na escolha. At Home By Myself... With You é daqueles filmes que dá vontade de assistir sempre, com direito a muita pipoca e boas risadas.


Em uma conversa pós-exibição a equipe do filme contou um pouquinho algumas curiosidades sobre o filme. A atriz principal, Kristin Booth, disse que para interpretar a personagem se isolou em casa por mais de uma semana e leu tudo sobre medos e fobias. O laboratório e os estudos deram certo.


O roteiro é assinado por Kris Booth, que também assumiu a direção, e Ramona Barckert, os dois são amigos da época da escola de cinema. No mesmo bate-papo Ramona contou que a vontade de produzirem algo em conjunto motivou a criação desse roteiro, que durou dois anos para ficar pronto, desde a elaboração a finalização.


A melhor parte não é ser surpreendido somente pelo peça cinematográfica, mas também pelas histórias dos bastidores da produção. Veja só que interessante, o diretor Kris Booth, a esposa e a roteirista Ramona inventaram uma maneira para tentar viabilizar os próprios projetos. Eles criaram a Pocket Change Film, uma produtora que tem como conceito para auxiliar a captar verba a famosa doação de moedinhas. A iniciativa surgiu a partir do momento em que amigos pergutavam ao diretor como poderiam ajudar, ele então colocou um pote de vidro em cima da mesa e simplesmente disse para irem colocando algumas moedinhas. A proposta deu tão certo que isso se espalhou. Para essa produção, a primeira dentro da conceito, eles conseguiram arrecadar cerca de quarenta mil dólares canadenses. Os colaboradores que deram cem dólares ou mais têm os nomes nos créditos finais do filme, um forma carinhosa de agradecer a gentileza. Agora eles se preparam para investir em novas produções tendo como base a mesma iniciativa.


Para quem quiser saber mais sobre At Home By Myself... With You aqui vai o link do site oficial do filme: http://www.athomebymyselfwithyou.com .


Sobre a Pocket Change Film lá vai o site também: http://www.pocketchangefilm.com .


Nenhum comentário:

Postar um comentário